Qual é a vossa relação com a faculdade?

Somos alunos, independentes, e sem qualquer acordo firmado com a faculdade.

Já tentamos, no entanto, múltiplas vezes entrar em contacto com diversas entidades e funcionários dentro da faculdade de modo a ficarem a par do que fazemos.

Dito isto nunca nenhum organismo ficou particularmente inclinado a querer estabelecer qualquer parceria connosco. Esperamos que um dia a faculdade venha a querer apoiar-nos, mesmo que só no papel, e inclusive ficaríamos contentes se viessem a adotar o que já fizemos, seja ficando com o projeto ou implementando as ideias do mesmo.

Como é que licenceiam o vosso conteúdo?

Todo o código está licenciado com GPLv3 e o conteúdo por nós criado com Creative Commons BY-NC-SA.

Resumidamente, qualquer um pode utilizar, alterar e redistribuir conteúdos incubados por este projeto se:

  • Forem mantidos créditos aos autores originais.
  • As alterações mantiverem a licença.
  • Os conteúdos não forem comercializados.

Não é ilegal X, Y ou Z?

Acreditamos que a larga maioria do que é feito é sem sombra de dúvida legal; todavia recai dúvida sobre certas partes mais sensíveis do projeto, sendo o maior dilema, a intermediação entre utilizadores e a infraestrutura da Universidade Nova de Lisboa.

Do que concluímos em conversa com um professor em posição de dar uma opinião credível, acreditamos que intermediação consentida não é ilegal por si só. É, no entanto, necessário assegurar que não somos mais que intermediários, leia-se, dar a garantia que nenhum utilizador ganha acesso a conteúdos que a Universidade Nova de Lisboa não lhe concedia acesso em primeiro lugar. Por este motivo mantemos diversos aspetos vedados ao público geral até que a Universidade Nova de Lisboa nos dê um parecer favorável.

Respeitamos ainda as leis existentes para proteção de dados, tais como o RGPD ou o direito ao esquecimento, e leis de direitos autorais.

Falem-me um pouco sobre privacidade…

Monitorizamos o acesso ao serviço, tanto por questões de segurança como para finalidades estatísticas. Esta monitorização é feita localmente e não é partilhada, respeitando ainda as definições de privacidade do navegador. Todos os dados de todos os serviços mencionados encontram-se em jurisdição portuguesa sob o nosso controlo em primeira pessoa, não sendo por motivo algum partilhados com terceiros.

Não utilizamos cookies que não sejam estritamente essenciais para assegurar o serviço (por exemplo, para entrar na conta).

Como é que sustentam o serviço?

O sustento deste projeto é feito a fundo perdido. O mesmo não requer quantidades avultadas de recursos sendo que o mais valioso recurso que o mesmo tem são milhares de horas de desenvolvimento. Não queremos nada em troca, uma melhor UNL para todos é também uma melhor UNL para nós.

Posso ajudar-vos?

Não precisas de perguntar. Deixa a tua marca! O código é público, não é difícil replicar o apresentado admitindo que se tem credenciais válidas emitidas pela Universidade Nova de Lisboa.